No mundo atual é cada vez mais recorrente ouvirmos de pessoas de quaisquer profissões a expressão "estou sem tempo".
Dentro do aspecto profissional surgem duas situações, todas elas extremamente perniciosas.
A primeira diz respeito à pouca capacidade de gerenciamento da própria agenda. Um profissional que não consegue mensurar o tempo despendido em cada atendimento, que não consegue ser pontual seguramente irá lesar seus clientes seja pelos horários marcados seja pela qualidade dos serviços prestados. E isto serve para qualquer profissional e para qualquer pessoa, inclusive para a dona de casa de também tem compromissos e horários. É importante lembrar que todo profissional deve ser preocupar prioritariamente com o seu nome.
O segundo aspecto envolve a própria saúde do profissional. Quando se é muito requisitado, todo momento chamado ao telefone, compromissos, tarefas e atividades até nos momentos de descanso e lazer esta rotina afeta diretamente o rendimento físico e mental. Aqui também é de suma importância saber gerenciar sua agenda e, se for necessário, saber dizer não.
Muitas pessoas afirmam que o mundo está mudado. Segundo o filósofo Tijucano Dasba o mundo é o mesmo. O Sol vem e vai sempre nos mesmos pontos e horários; o mundo gira sempre na mesma velocidade e os rios correm para a maior concentração de água. Em verdade o que vem mudando e a uma velocidade grande são as pessoas. No afã de ganhar e não necessariamente na vontade de servir muitas pessoas extrapolam suas capacidades produtivas e deixam de cumprir horários, de honrar suas palavras e deixam de fazer bem feito o que tem que ser feito.
Aí o nome e a reputação da empresa vão por água abaixo e mais, não raro ainda levam consigo fama negativa para outros profissionais que atuam no mesmo ramo.
Portanto, procure fazer bem feito e dentro do prazo combinado. Afinal, ninguém é obrigado a tratar, mas se tratar tem que cumprir!
Fúlvio Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário