quinta-feira, 20 de junho de 2013

Smartphones

   
   
     Nos últimos anos ficou muito comum em quase toda casa existir um computador. E nos últimos 30 meses cresceu assustadoramente a quantidade de smartphones em uso no Brasil.

     Em 2011 foram comercializados 9 milhões de smartphones. No ano seguinte, em 2012, este número cresceu para 16 milhões de unidades vendidas, um crescimento de 78% !

     Estes aparelhos, os smartphones, são pequenos computadores que possuem agendas, câmeras de filmar e de fotografar entre outros, além da função precípua que é a transmissão de voz.

     Mas voltando as funções acessórias destes aparelhos, que são as mais usadas, encontramos o acesso à internet. Aí qualquer usuário faz consultas sobre qualquer assunto, em qualquer lugar. E isto vale inclusive para pesquisar sobre produtos, mercadorias, serviços e preços. Atualmente é muito comum os clientes, de dentro das lojas, pesquisarem em lojas virtuais e compararem preços e condições. Para as lojas físicas, isto é, para as lojas que são instaladas num determinado endereço, com vários funcionários e estruturas diversas como mobiliário e  estoque entre outros a modalidade de compra on line é um assombro que ameaça dia-a-dia a vida destes empreendimentos. Um alternativa para o comércio tradicional é se aliar à internet e também abrir uma loja virtual.

     Posso assegurar que no futuro haverá espaço para todos os tipos de comércio seja ele físico ou virtual. Porém vai se sobressair aquele que for mais competente, mais honesto e mais transparente. O conforto da compra on line é enorme porém nada se compara ao calor humano que um verdadeiro profissional de vendas sabe oferecer ao seu cliente transformando a compra numa experiência positiva e inesquecível.

     Assim, o sucesso do e-commerce está diretamente ligado à competência do vendedor. Quanto melhor ele for menos espaço sobrará para a concorrência. Ou seja, é uma questão de tempo e de preparo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário