Na próxima quarta-feira, dia 12, será comemorado o Dia dos Namorados. Esta celebração acontece em vários países porém em datas diferentes e também com costumes diferentes.
Nos Estados Unidos a data é comemorada no dia de São Valentino; por lá conhecida como Valentine's Day.
No Brasil a data é comemorada na véspera do Dia de Santo Antônio cuja tradição portuguesa o caracteriza como Santo Casamenteiro. Porém o Dia dos Namorados aqui foi criado pela Agência Standard Propaganda, do publicitário João Dória, para uma campanha da Loja Clipper, de saudosa atuação. Isto em 1949.
De lá para cá a data vem se tornando cada ano melhor. Na última década ela teve um crescimento vertiginoso, parte impulsionada pelo crescimento da renda do brasileiro, parte pela maior empregabilidade no país. Mais pessoas trabalhando, mais vendas; trabalhadores ganhando mais igual a presentes mais caros.
Em alguns segmentos como o de joias, flores e restaurantes o Dia dos Namorados já superou o Dia das Mães que só perde para o Natal em movimentação. E a resposta é simples. Na comemoração de maio os filhos compram presentes e as mães e avós os recebem, no Dia dos Namorados existe a troca. Isto quase que dobra o número de vendas ainda que os valores nem sempre sejam tão altos.
Àquela época a Agência Standard ganhou prêmios;
os comerciantes ganharam uma excelente data comercial e os namorados uma oportunidade de expressar o seu amor e afeto.
Afinal, um presente faz bem a qualquer relacionamento!
Fúlvio Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário