quarta-feira, 26 de junho de 2013

Gratidão

   
        Infelizmente em muitas empresas é comum haver o costume de investir para se trazer novos clientes em detrimento dos clientes já fidelizados, daqueles que já são "de casa".

     Existem muitas lojas, supermercados, oficinas, escolas, ou seja, empresas de todos os ramos que investem muito dinheiro, criatividade e energia em ações que tragam novos clientes. Usam diversas ferramentas para se mostrar atraentes para estes novos parceiros. Fazem promoções exclusivas para novos clientes e para a aquisição de novos produtos. Exemplo clássico ocorre com as operadoras de telefonia.

     Enquanto isso aquela pessoa que já é cliente não recebe este mesmo tratamento. Não ganha presente, brinde nem desconto. Muito menos uma condição especial. Em muitos casos sequer é lembrada para um agradecimento.

     Todo cliente gosta e merece ser bem tratado. Todo cliente gosta e merece ser bem acolhido. As empresas precisam fazer o cliente se sentir único. E não é só uma vez. Este carinho e paparico deve ser sempre! Se as empresas assim não se comportarem correrão o alto risco de perdê-los. Aí, para trazê-los de volta será muito mais difícil, caro e trabalhoso porque o que vai ficar na sua memória é a experiência negativa com aquela empresa.

     Ainda bem que muitas empresas estão acordando para esta realidade e procurando dar muito valor aos seus clientes sem deixar, é claro, de atrair outros.
Afinal gratidão é uma atitude que cai bem em qualquer situação.

Fúlvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.

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