quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Postura


Na última segunda-feira, no início da noite, eu visitei uma importante rua comercial do centro da cidade.

Vale lembrar que o movimento de clientes naquela hora não estava grande. Um rapaz, com roupas over size e boné, parado numa esquina ao lado de uma loja, me chamou a atenção. Pelo local que estava, pela posição e até mesmo pela hora ele poderia estar aguardando alguma coisa ...
inclusive poderia estar esperando alguém.

Continuei minha visita e, cerca de 30 minutos depois, passei novamente na porta daquela loja. Aquele rapaz estava sentado no chão, exatamente na entrada da loja; na outra extremidade da mesma porta estava uma moça, uma atendente da loja. Na calçada, na frente da loja, estavam mais duas funcionárias desta empresa. 
Uma delas estava com um celular na mão e pela alegria, pelos risos e pela altura dos comentários algo muito engraçado estava acontecendo por ali.

Passei entre elas, até um pouco mais devagar do que já estava, olhei para cada uma delas - eram três - e olhei também para o rapaz. Aproveitei e lancei meus olhares para dentro da loja que estava absolutamente vazia.
Não tenho autoridade para fazer alguma crítica porém aquela loja, que estava vazia, seguramente continuou vazia. A postura manifestada por aquelas funcionárias nem de longe se aproxima do mínimo esperado por pessoas que estejam na frente de uma loja, aguardando os clientes. 

Ora, quem está numa posição de atendimento, quem está, ou deveria estar, pronto para atender precisa obrigatoriamente demonstrar postura física e social, precisa estar com um sorriso no rosto e com um comportamento respeitoso. E isto precisa ser a todo momento e não somente quando o cliente chega.
Ali, na porta daquela loja, a todo instante passavam pessoas. E nenhuma delas carregava um crachá ou uma placa informando se iria ou não entrar naquele estabelecimento. Aliás, eu acredito que várias delas tinham interesse em entrar mas mudavam de ideia quando percebiam a algazarra que estava fazendo a equipe de funcionários, uma postura inadequada para o local.

Infelizmente tenho me deparado com muitos vendedores se clamando de baixas vendas. 
Infelizmente tenho me deparado com muito lojistas se clamando de pouco movimento.
Mas lamentavelmente tenho me deparado com muitos vendedores e lojistas que tem demonstrado preguiça, falta de atitude e pouca iniciativa para fazer mais por eles e pelos clientes.

Por isso eu afirmo, se você 
quer vender mais, então dê show: 
show de atendimento, show de cortesia e show de simpatia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário