quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Reinventar

Reinventar


Atualmente é recorrente usarmos a expressão "se reinventar". Toda empresa e todo profissional precisa entender este termo e tê-lo como regra, vivenciá-lo no dia-a-dia para que o tempo não seja uma ameaça.

Todo início tem uma beleza especial. Quando se começa uma empreitada temos garra, energia e sonhos. Pode ser o início de uma loja, de uma fábrica, de um salão de beleza. Mas pode ser também o início de sua vida profissional, seja você um mecânico, eletricista ou médico. Não importa se é uma empresa ou um prestador de serviços.
A beleza do começo é a mesma.
Os sonhos e a vontade de crescer e de vencer são os mesmos.

Mas com o passar do tempo, com o amadurecimento vem a acomodação e existe a real tendência do envelhecimento. É natural as pessoas envelhecerem e como consequência que as empresas também envelheçam. Mas isto não deve ocorrer. O fundador, o sonhador, aquele que iniciou tudo deve saber a hora de passar o bastão, deve entender que em algum momento da história da empresa o novo deve surgir. E o novo muitas vezes deve ser incentivado.

Mas em muitos casos há um envelhecimento precoce. Há casos e mais casos de empresas que não conseguem acompanhar a mudança dos tempos e ficam para trás, se perdem no tempo. Ficam obsoletas e ultrapassadas. Por isso a importância de se reinventar.
Todos os dias nossos clientes querem o novo, querem saber das atualidades e tendências e compete a todos nós que estamos nos negócios termos esta capacidade de atualização. Devemos ler, nos informar sobre tudo e em especial sobre o nosso ramo de atuação. Sejamos vendedores, donos de empresas, profissionais liberais ou prestadores de serviços.

Em assim não sendo correremos o risco de engrossar as estatísticas de empresas que surgiram, cresceram e morreram. Ou que viraram zumbis, aquelas empresas com lâmpadas queimadas, balcões sujos, pessoas desmotivadas e por aí vai.

Então, se você pretende ir para o Mercado de Trabalho tenha certeza que deverá estudar sempre e se atualizar sempre!
Se você já está trabalhando, num negócio próprio ou não, empregado ou autônomo, tenha certeza da necessidade constante de se reinventar.
Faça mais por você! Assim estará dando um passo à frente e se afastando do ostracismo e do risco de perecer.


Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário