quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Empregos temporários


Com o corre-corre cada vez maior, com o ritmo de vida cada vez mais frenético é muito comum ouvirmos de várias pessoas que as semanas estão passando com muita rapidez, que as semanas estão voando, "da segunda até a sexta-feira é um pulo" dizem.

Pois vamos, a partir desta realidade, lembrar que faltam 10 semanas para o Natal. Isso mesmo, apenas 10 semanas para a celebração do nascimento de Jesus Cristo, para as confraternizações e trocas de presentes.

De volta ao período atual precisamos aceitar que a economia está arrefecida. Uberaba não é uma ilha e tem sentido isto. Ainda que os dados do CAGED estejam positivos na avaliação de nossa cidade, temos que entender que conseguir um emprego com razoável qualidade e remuneração não está fácil. Porém se avizinha o Natal e o comércio surge como uma boa redenção para que está fora do Mercado de Trabalho ou para quem quer uma oportunidade num emprego temporário.

Porém, o comércio também está mais seletivo e exigente. Não basta simplesmente querer trabalhar ou estar disponível. É necessário que o candidato, mesmo que não possua experiência, tenha alguns atributos. E estas características começam na apresentação pessoal, higiene, saber falar e ouvir e, sobremodo, gostar de pessoas. E também estar aberto para conhecer o mercado e aprender técnicas de vendas entre outras.

Um item que é muito avaliado no Currículo e também nas entrevistas é aquele que mostra atualização. Quantas palestras o candidato assistiu nos últimos meses? Quantos cursos ele frequentou? Quantos livros ele leu? Mesmo se as respostas forem negativas o candidato ainda tem chances mas, seguramente, não será "aquele emprego" e muito menos "de futuro", isto é, um emprego temporário mas que traga boas chances de efetivação para o ano seguinte.

Pois então, se você está desempregado e/ou quer uma oportunidade, mãos à obra, muitas empresas já estão selecionando candidatos. 
Vá estudar, pesquisar e se atualizar. Frequente cursos e palestras. Vale lembrar que a maioria deles é de graça.
Você terá apenas que ter atitude e coragem para mudar a sua vida!
Ou seja, depende só de você!


Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário