Quem nasceu até a metade dos anos 1940 praticamente não conheceu, na infância, o Dia das Crianças. Em que pese esta data ter sido oficializada em 1924 foi apenas em 1960 que ela passou a ter um impulso comercial.
No próximo sábado será celebrado o Dia das Crianças. Ao longo de toda a semana está acontecendo diversas comemorações alusivas a esta data. Lanches e distribuição de brinquedos fazem parte das atividades que ocorrem em igrejas, creches, escolas e através de um grande número de pessoas abnegadas que promovem estes eventos com especial atenção às crianças carentes.
Por outro lado, lojas de vários segmentos estão vendendo bastante, especialmente brinquedos. Mas roupas, calçados, celulares e eletrônicos também são muito procurados. Perfumes, relógios e computadores completam a lista dos presentes mais desejados pelas crianças. Infelizmente os livros pouco tem destaque.
Neste ano a Secretaria de Educação, sob a liderança da competente e dedicada Professora Silvana Elias, montou uma programação especial que começou nas escolas municipais e terá o seu ápice no domingo, num grande show de Bia Bedran. Além da valorização das crianças, das atividades lúdicas e culturais cabe destacar a distribuição de brinquedos educativos que foram doados pela iniciativa privada.
E neste fim de semana quem pode seguramente irá levar seus filhos, sobrinhos, afilhados, netos a um parque, ao clube, ao cinema, enfim irá levá-los a algum tipo de lazer. E tão importante quanto o fim é o meio, isto é, tão importante quanto o passeio é estar junto, é brincar, se divertir e participar. Talvez seja esta ação, a de participar, a mais importante. Porque dar o presente é fácil, brincar junto é a parte difícil.
Mas convém também não esquecer da Mãe, afinal dia doze de outubro é o dia dedicado a Nossa Senhora de Aparecida, a Nossa Boa Mãe, a mãe de Jesus.
Então, que tal brincar com as crianças e aproveitar para ensinar, talvez a maior preciosidade, que é rezar?!
Feliz Dia das Crianças!
Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário