quinta-feira, 7 de abril de 2016

Treine e venda mais!




Me perguntaram recentemente porquê umas empresas atendem tão bem enquanto outras atendem tão mal?

A diferença salta aos olhos! 
É incrível como vendedores de uma loja podem ser dedicados e atenciosos enquanto outros esperam que você os chame e peça para ser atendido.

Um cliente me contou que recentemente esteve numa loja de artigos esportivos acompanhado de seu filho de 15 anos. Entraram na loja e se dirigiram até uma vendedora. Cumprimentaram-na e o pai disse a ela: quero dar um par de tênis para meu filho.
Ela imediatamente respondeu:
Que bom!
E se voltou para o rapaz e lhe perguntou que tipo de tênis ele queria, qual o modelo e qual a cor.
Quando o adolescente respondeu que não tinha definido e que gostaria de ver os modelos existentes, o semblante da vendedora mudou. 
Se transfigurou na imagem de uma pessoa tranquila para a imagem de uma pessoa que está diante da maior barreira que possa existir para fechar qualquer venda.

A vendedora, em verdade, claramente deu sinais de dificuldade e de preguiça.
Dificuldade em traduzir os anseios e vontades do garoto em opções e sugestões.
Preguiça de ouvir, de perguntar mais e de ir até o estoque checar o que havia.

Podemos definir que havia descaso e desinteresse em servir.
Mas por quê?
Qual é a razão desta ação?
Seguramente a vendedora não gosta de pessoas.
E, em segundo plano, a moça não possui nenhuma capacitação técnica para vender calçados.

Essa história nos leva a refletir:
- será que eu tenho feito a minha parte no contexto da empresa, contexto social e escolar?
- quanto custa atrair um cliente para dentro da loja?
- vale a pena investir em cursos em palestras?

Ora, claro que sim!
Pessoas tristes, de baixo astral atraem para a empresa energia negativa.
O contrário é verdadeiro:
Pessoas bem treinadas, com capacidade de desprendimento e que possuem garra, determinação e ação estão prontas para o que vir pela frente.
Uma pessoa que aceita uma tarefa, que topa um desafio esta é a pessoa que fará diferença.
Que saberá ouvir, entender e oferecer.

E quando se entende o cliente, quando seus olhos brilham por aquela mercadoria aí a venda está decidida. Situações como pagamento, se haverá entrega em domicílio entre outros são importantes e aí será o momento oportuno de estreitar relacionamentos, fazer vendas adicionais e formar clientela.

Então será a hora de fazer com que seus clientes se transformem em amigos; aliás, muito mais, que eles se transformem em curtidores e em fãs!
Porque os fãs são fiéis, te defendem e serão passionais por você, pela marca e por sua história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário