sexta-feira, 25 de julho de 2014

Tempo de Evoluir

É notório que o tempo é o senhor do destino. Que ele coroa algo ou alguém da mesma forma que sepulta idéias, ações e personalidades.

Esse mesmo tempo determinou, por diversas razões, o fim das oficinas de máquinas de escrever, dos cursos de datilografia e das lâmpadas incandescentes entre outros.

Mas o tempo também melhora a categoria de outros negócios desde que se aceite algumas regras. Há 40 anos existiam os mercadinhos, os famosos "botecos de verduras". Aqueles empresários que tiveram atitude e coragem para crescer hoje são donos de varejões que vendem quase tudo para a alimentação, de verduras a bebidas, de enlatados a alimentos prontos.

Outro destaque se refere às panificadoras. Tempos atrás além do pão e do leite algumas tinham a disposição do cliente rosca e pão de queijo. Instalações eram precárias, o visual era feio e a higiene abaixo do mínimo. Hoje a realidade deste ramo mudou. Empresários que investiram em seus negócios, que se capacitaram e se aperfeiçoaram enfim, que toparam pagar o preço da evolução viram seus negócios crescerem e se multiplicarem. A realidade mostra belas padarias e panificadoras muito bem montadas, variadas em mercadorias e com muito serviços agregados. Algumas até adotaram outro nome e hoje se chamam "delicatessen" que é uma palavra de origem inglesa e significa loja de frios, mercearia fina, produtos artesanais.

Tanto nos negócios quanto nas profissões é a mesma coisa. De tempos em tempos algumas atividades e profissões desaparecem e dão lugar a outras. Da mesma sorte que algumas evoluem. 
Então lhe pergunto: como está a sua empresa? 
Atual, moderna, dinâmica ou parada no tempo, esperando a concorrência passar por cima? 
E a empresa Você, como está? 
Tem se atualizado, participado de cursos, workshops e palestras? Ou tem preferido se encostar no sofá e esperar amanhã para ver como fica?

Lembre-se, quem fica parado é poste!
É hora de aproveitar o tempo com coisas boas, com ações e atitudes que possam melhorar seus negócios, sua profissão e sua função e não apenas ficar vendo o tempo passar!


Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário