quarta-feira, 7 de maio de 2014

Dia das Mães


No próximo domingo será comemorado o Dia das Mães.
As principais entidades ligadas ao comércio e sindicatos não tem escondido que as projeções de vendas deste ano estão um pouco menos otimistas que em outros.

Parte deste pouco otimismo se deve ao momento batom em que estamos vivendo. A Sede do Governo insiste em maquiar uma economia onde significativa parte da população está endividada, onde há empregabilidade apenas para salários baixos e de pouca capacitação e onde os pequenos negócios estão super arroxados com uma carga tributária elevada além da gana arrecadatória do Estado Mineiro. 
Existem incentivos para o consumo porém eles atingem apenas as empresas grandes. Toda a população compra casa, carro e até mobília com incentivos governamentais mas que não existem para ramos do comércio que alcançam diretamente a micro e pequena empresa.

Os presentes mais procurados são aqueles que ficam entre as necessidades e as vontades. 
Necessários como roupas e calçados; 
da vontade como celulares, tablets, perfumes, flores e joias entre outros. Estes, via de regra, são estimulados pela propaganda.

E dentro de todas as opções, mesmo aquelas mais diferentes e que não estão no topo da lista dos mais desejados, algumas lojas vão vender mais que outras. Umas porque estão numa localização mais privilegiada; outras pelas opções de pagamento; e outras ainda pela variedade. Porém o maior diferencial se chama atendimento. Este é imbatível!

Entendemos que preço não é tudo, é apenas muito importante. 
Ora vejamos, vários de nós espera longos minutos por aquele vendedor. Então pergunto o motivo? Não existe outra razão senão pela sua competência!
Por nos ouvir e nos entender e por fim por saber resolver nossas necessidades e vontades. Este é o maior diferencial que uma empresa pode ter. 
Isso explica a diferença entre vender e atender.

Então, se o momento não é dos melhores é hora de prestigiar aquela empresa que investe em lay out, que investe na beleza da loja e conforto dos clientes, que investe em publicidade e, de modo especial, naquela que sabe valorizar sua equipe como um todo para que os vendedores saibam bem receber, acolher e servir os clientes!

Desejo, assim, um feliz Dia das Mães para todas as mães. Para a minha, para a sua e para a mãe dos meus filhos!



Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário