Nós
Conheci tempos atrás um velho Escoteiro que sempre corrigia alguém quando ouvia a expressão "dar o nó".
Ele dizia que um escoteiro não dá nós e sim faz nós.
Ora, mas o que significa "nó" ?
Segundo os dicionários "nó significa laço apertado feito com fita, linha ou corda; estorvo; embaraço; grande dificuldade".
Mesmo que cada um de nós tenha uma preferência política, tenha ou não simpatia pelo Governo Federal é inegável que o atual estágio do Brasil sofreu um grande nó.
Não aquele laço feito por um garoto de calças curtas durante um acampamento mas sim aquele nó também chamado de estorvo, embaraço, grande dificuldade feito por pessoas adultas, que usam saias e calças compridas e em geral paletós. Por pessoas que deveriam mostrar comprometimento com a população e colaborar para que os nós não existissem, e mais, que estivessem "Sempre Alerta" para desfazer os nós que naturalmente surgissem.
Nas últimas semanas tomou corpo a proposta de se criar novo batalhão da Polícia Militar em Uberaba. Palmas para todos os envolvidos. Que venha o novo batalhão, com mais efetivo de militares, equipamentos e viaturas. Seguramente continuarão fazendo um bom trabalho. Recolherão aos presídios pessoas fora da Lei. E estas pessoas após presas encontrarão na mesma Lei amparo, assistência e benesses. Então, como diz um dedicado Coronel em nossa cidade, "vamos continuar enxugando gelo".
Mas até quando? O princípio da mudança deve vir de cima. Ou melhor, a mudança tem que começar aqui, nas bases, nas casas, nas ruas, nas empresas. Precisamos deixar de bajular detentores de mandatos e cobrar. Cobrar de maneira maiúscula e vigorosa, seja através da imprensa, seja através de manifestações pacíficas, seja através das urnas.
Não podemos mais tolerar que sobre nós sejam aplicados nós por verdadeiros nós cegos.
Não suportamos mais que homens e mulheres de "colarinho branco" continuem dando nós.
Precisamos sim, como dizia o fundador do Escotismo o militar inglês Baden Powell, de pessoas que saibam desfazer os nós!
Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário