quarta-feira, 21 de maio de 2014

Educação

Tenho o hábito de segurar a porta para quem vem depois de mim. Seja numa agência bancária seja em outro tipo de estabelecimento. E não importa se a pessoa está entrando ou saindo, se é homem ou mulher, novo ou velho.

Nos últimos tempos tenho procurado observar a reação das pessoas ante este ato. E modestamente fiz uma pesquisa. Cheguei ao número de quase 20% de agradecimentos. Sim, apenas 20% das pessoas que recebiam uma gentileza tinham a capacidade de agradecer. 
Ou seja, 4/5 da população, nestas circunstâncias, sequer me olhava, agradecer então...

Será que é o retrato da educação do brasileiro?
Ou será sinais de um tempo onde as palavras mágicas ficaram esquecidas?
Será que os pais não se lembram ou não aprenderam que "bom dia, boa tarde, por favor e muito obrigado" entre outros fazem parte da educação, abrem portas e mostram quem você ê?
Ou será que estou ficando velho e fora de moda?

Dias destes eu entrava em um prédio de luxo, o porteiro abriu a porta e quando fui entrar vi que a poucos passos vinha, de dentro, um jovem casal. Gentilmente os aguardei passar para, depois, eu entrar. Como agradecimento sequer me olharam. Em verdade perderam a chance de demonstrar educação, mais ainda, assinaram um atestado de falta dela. Talvez não demonstraram porque não receberam dos pais, talvez até receberam educação mas não aprenderam a usar.

Infelizmente demonstrações de falta de educação e desrespeito estão se tornando cada vez mais comuns nas ruas, nas escolas, no trânsito e também no meio empresarial e comercial.

Creio que o pré-escolar esteja fazendo falta ou o quê esteja fazendo falta seja a postura e a atitude dos verdadeiros pais na educação. 
Será que estamos voltando ao tempo dos bárbaros ou 
será que atualmente a maior manifestação de educação é apenas um "curtir" no Facebook?


Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário