quinta-feira, 17 de abril de 2014

Páscoa

É muito comum ouvir de empresários lamentações sobre suas empresas. Ora reclamam sobre a falta de movimento, ora reclamam de seus colaboradores, ora do governo.

Em verdade eles tem razão. Mas estes fatores sempre existiram. Os Governos, nos três níveis, sempre foram muito vorazes e de tempos em tempos a sede arrecadatória aumenta. As exigências também e elas vão desde a questão sanitária, passando pela responsabilidade pós venda até a carga tributária.

Nos últimos anos parece que parte dos jovens que trabalham definitivamente passou a não possuir em seus currículos o item responsabilidade. Desconhecem o que é cumprimento de horários, tem baixa escolaridade, anseiam por grande remuneração e apresentam dificuldades em aprendem as rotinas de suas funções.

O movimento, isto é, as vendas baixas vem coroar o rol de dificuldades enfrentadas por qualquer empresário, por qualquer lojista. Devemos nos lembrar que a concorrência está maior, que o comércio eletrônico vem crescendo dois dígitos por ano e, nos últimos meses, o dinheiro anda sumido. É recorrente e geral a reclamação de aperto. Claro que ainda estamos na fase de pagamentos de impostos como IPVA e IPTU, acerto de contas do Natal e pagamento de livros e cadernos mas, em geral, muitos de nós estamos apertados. Vale lembrar que muitos de nos estamos altamente endividados com pagamentos de longo prazo como financiamento de móveis, casa e carro. E o resultado é um engessamento das finanças domésticas o que faz com que cada família, com que cada pessoa tenha menos dinheiro para as compras menores como roupas, calçados, alguns consertos eventuais e, inclusive, para o lazer.

O que fazer então?
Ora, se o cenário não é muito favorável cabe a cada gestor, a cada dono de empresa usar aquilo que o brasileiro tem de melhor que é a sua criatividade.
É hora de repensar estratégias, de mudar procedimentos para fazer diferente. Só fazendo diferente é que teremos resultados diferentes.
Então mãos à obra. Mude vitrines, talvez fornecedores e treine sua equipe. Reveja seus conceitos e faça mais por sua empresa. Deixe aflorar a sua veia empreendedora e mude. Ou melhor, aproveite este período e faça nos seus negócio uma passagem do estado atual para um estado melhor, mais positivo, mais dedicado. Comece em você a Páscoa que os seus negócios precisam.


Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

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