quinta-feira, 3 de abril de 2014

Falar, ouvir e calar

As novas tendências profissionais atribuídas ao vendedor dizem respeito especialmente a duas características extremamente importantes: saber ouvir e saber falar.

O vendedor é um profissional que deve se portar como um consultor de vendas, ele deve ouvir o cliente, entender as suas necessidades para poder oferecer as melhores alternativas, as melhores soluções para aquelas necessidades e vontades dos seus clientes.

Porém, existe uma outra característica que deve ser atribuída, não só ao vendedor, mas para todas as profissões e para todas as pessoas. Esta característica é a capacidade de calar, a capacidade de silenciar.
Isto se chama discrição.

Todos nos sabemos que em qualquer ambiente de trabalho muitas coisas são ditas que fazem parte de assuntos estratégicos dentro da empresa. E o que se espera destes trabalhadores é que eles sejam discretos porque nem tudo que você ouve deve ser replicado, nem tudo que você ouve deve ser comentado, seja interna ou externamente.

Esta postura discreta e elegante deve ser uma característica inerente a todas as pessoas e a todas as categorias de profissionais. Grandes "caçadores de talentos" e chefes de Recursos Humanos entre outros estão cada vez mais atentos a esta sensibilidade que deve ser apresentada pelo colaborador.

O hábito de ver, de observar e depois falar, conhecido como "fofoca" , não é admitido mais. Especialmente no meio empresarial. Seja você trabalhador de qualquer empresa e de qualquer tamanho, as ações particulares do gerente, dos donos, dos clientes e dos colegas de trabalho nada dizem respeito a você. Nada mesmo!

Então, habitue a comentar nada, salvo se for para enaltecer e para elogiar as pessoas.
Procure ser uma pessoa evoluída, livre da maledicência;
Busque ser um profissional ético, transparente, discreto e elegante!
Ou, com outras palavras: saiba falar, saiba ouvir e saiba calar!


Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

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