quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Planejamento


Em tudo na vida precisamos de planejamento.
"O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação".
Resumindo Planejar significa ter um plano e depois agir.

Se você vai fazer uma viagem é necessário ter um objetivo, traçar rota, local de hospedagem, recursos a serem gastos entre outros. Até a data do retorno é importante.
Seja um estudo, um curso, uma reforma ou uma construção, tudo necessita de um mínimo de planejamento.

Se a sua empreitada for montar um negócio o planejamento é indispensável. Você terá que realizar muitas pesquisas, sim você mesmo. Isento de paixões mas com a razão. Busque conhecer tudo do mercado onde pretende atuar. Conheça o mercado da sua vizinhança, da sua cidade e da sua região. Conhecer as influências nacionais e internacionais também é de vital importância.
Existe concorrência para este meu novo negócio?
Quais são os pontos fortes e fracos destas empresas que já estão no mercado?
Quais são os pontos que o meu empreendimento terá de diferencial?
Qual o tamanho do investimento?
Tenho todo este dinheiro?
Quem vai emprestar a quantia que falta?
Qual é o risco que vou correr?
Estas são apenas algumas perguntas que entram na fase do planejamento.

Mas lembrando, Planejar é ter um plano depois agir.
Logo você precisará muita energia para esta fase de pesquisa. Depois vem a fase de estudo. Você deverá estudar a fundo como se dirige uma empresa, deverá aprender sobre economia, relacionamentos e gestão entre outros para aí sim ter condições de por em prática todo o planejamento. Aí vem a fase real do empreender!

Um ponto extremamente importante é o aspecto financeiro. Aquelas histórias de pessoas e empresas que começaram literalmente do zero são, quase em sua total maioria, poesia. E no mundo dos negócios pouco se admite erros. Em outras palavras: dinheiro não aguenta desaforo.

Ficamos então combinados: se você pretende abrir um negócio pesquise, estude, tenha objetivo e foco. Aprenda mais sobre empreendedorismo e tente despertar a pessoa de negócios que pode existir dentro de você.
Mas lembre-se:
não há vento favorável para quem não sabe aonde vai.



Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário