Negócio
Muitas pessoas sonham, especialmente em início de ano, em ter um negócio próprio. Independentemente de qual seja a natureza do empreendimento, se uma loja, uma indústria ou uma empresa de prestação de serviço temos que lembrar o que significa Negócio.
Etimologicamente negócio significa negação ao ócio. Isto quer dizer que a pessoa que intenciona ter uma empresa deve, a princípio, abrir mão do lazer e ter como foco a sua firma. O sucesso de um empreendimento depende muito de inspiração mas também de transpiração. Isto equivale dizer que o empreendedor deve trabalhar, trabalhar e trabalhar. Não há colheita se não houver muita dedicação e um pequeno problema pode crescer e atrapalhar meses e meses de labuta.
Quando se pensa em ter um negócio próprio logo vem à cabeça uma empresa de sucesso, muitos clientes e muitos colaboradores. E também muitos ganhos, suficientes para garantir ao empreendedor e à sua família um bom padrão de vida. Tudo isto é verdade e pode funcionar desde que haja uma visão empreendedora, uma gestão pró-ativa, pessoas comprometidas e líderes dispostos a dar exemplo.
É importante lembrar que existe uma severa legislação em nosso país e que trata o empresário, acima de tudo, como contribuinte. Isto é o mesmo que dizer que o dono de um negócio é primordialmente um pagador de impostos. Ou seja, andar dentro da legalidade é uma premissa básica em toda empresa.
Por fim, o empresário deve lembrar que ele e sua empresa devem servir à comunidade onde estão inseridos através da venda de produtos e através da prestação de serviços aos seu clientes.
Então tenha a certeza que empreender é uma atividade quase mágica mas que possui muita realidade, pés no chão, olhar no presente e no futuro e muita vontade de acertar!
Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário