quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Atitude

Já fazem mais de quatro semanas que começou 2014. E muitos de nós fizeram várias promessas como emagrecer, parar de fumar, fazer exercícios e . . . procurar um emprego ou um emprego melhor.

Diz um velho ditado que não há vento favorável para quem não sabe aonde vai. Isto que dizer que você precisa de saber o que quer, precisa ter coragem para tomar uma decisão, precisa ter coragem para agir e isto se chama Atitude!

Para quem continua com as mesmas ações terá os mesmos resultados. Ora, se você quer algo diferente precisa fazer diferente. Nenhum novo emprego irá até você. Saia do seu conforto e da sua acomodação e vá atrás! O mercado de trabalho quer e precisa de pessoas dispostas a serem diferentes e dispostas a serem melhor que as outras. E este diferencial será demonstrado com Atitude!

Por exemplo: todos querem um emprego melhor, com melhores condições e com melhor salário.
Mas o quê você tem feito para isto?
Você tem procurado ser melhor para que um melhor salário lhe alcance?
As empresas querem pessoas comprometidas inclusive com o saber e com a reciclagem. Isto é, vá fazer cursos e se atualizar. Se a sua desculpa é dinheiro, sinto muito, está aberta a temporada de cursos gratuitos: CDL, Sebrae, Sindicomércio, Aciu e tantos outros começam a partir de fevereiro a oferecer cursos de capacitação e reciclagem gratuitos!
Agora se o seu problema é tempo isto eu não posso fazer quase nada, apenas lembrar do Professor João Pinto que dizia: "tempo é questão de preferência!"

Então, vai continuar igual?


Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Negócio



Muitas pessoas sonham, especialmente em início de ano, em ter um negócio próprio. Independentemente de qual seja a natureza do empreendimento, se uma loja, uma indústria ou uma empresa de prestação de serviço temos que lembrar o que significa Negócio.

Etimologicamente  negócio significa negação ao ócio. Isto quer dizer que a pessoa que intenciona ter uma empresa deve, a princípio, abrir mão do lazer e ter como foco a sua firma. O sucesso de um empreendimento depende muito de inspiração mas também de transpiração. Isto equivale dizer que o empreendedor deve trabalhar, trabalhar e trabalhar. Não há colheita se não houver muita dedicação e  um pequeno problema pode crescer e atrapalhar meses e meses de labuta.

Quando se pensa em ter um negócio próprio logo vem à cabeça uma empresa de sucesso, muitos clientes e muitos colaboradores. E também muitos ganhos, suficientes para garantir ao empreendedor e à sua família um bom padrão de vida. Tudo isto é verdade e pode funcionar desde que haja uma visão empreendedora, uma gestão pró-ativa, pessoas comprometidas e líderes dispostos a dar exemplo.

É importante lembrar que existe uma severa legislação em nosso país e que trata o empresário, acima de tudo, como contribuinte. Isto é o mesmo que dizer que o dono de um negócio é primordialmente um pagador de impostos. Ou seja, andar dentro da legalidade é uma premissa básica em toda empresa.

Por fim, o empresário deve lembrar que ele e sua empresa devem servir à comunidade onde estão inseridos através da venda de produtos e através da prestação de serviços aos seu clientes.
Então tenha a certeza que empreender é uma atividade quase mágica mas que possui muita realidade, pés no chão, olhar no presente e no futuro e muita vontade de acertar!


Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Equilíbrio


De repente me vi parado vendo pessoas indo e vindo. Parecia que meu corpo não estava ali, todo aquele movimento de embarque e desembarque e eu alheio a tudo, como se eu não fizesse parte daquele universo.

Todos os dias, em todas as partes do mundo, pessoas vão e pessoas vem. Pessoas compram, lojas vendem, empresas fabricam. A dinâmica do mundo é muito grande. Todas as pessoas tem muito o quê fazer, até as crianças tem a agenda cheia.

E este é o momento atual: muita pressa, muitos afazeres, muitos compromissos. Parece que todos os relógios do mundo combinaram de se movimentar mais rápido e fazer com que o tempo de todos nós fique menor.

Mas será que precisamos de tudo isso?
Precisamos correr tanto?
A chegada está garantida a todos, queira você ou não. Então, correr tanto para quê?
Corremos o risco de abreviar o fim desta jornada!

Claro que precisamos trabalhar, que precisamos ter e precisamos ser.
Contudo, muito mais que isso, todos precisamos de equilíbrio porque só sendo tranquilos e serenos é que teremos condições de viver em paz, de ter saúde física e mental. E que tem paz e saúde consegue render no trabalho, no amor e, de modo especial, na família!

Concorda comigo?


Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com.br

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Planejamento


Em tudo na vida precisamos de planejamento.
"O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação".
Resumindo Planejar significa ter um plano e depois agir.

Se você vai fazer uma viagem é necessário ter um objetivo, traçar rota, local de hospedagem, recursos a serem gastos entre outros. Até a data do retorno é importante.
Seja um estudo, um curso, uma reforma ou uma construção, tudo necessita de um mínimo de planejamento.

Se a sua empreitada for montar um negócio o planejamento é indispensável. Você terá que realizar muitas pesquisas, sim você mesmo. Isento de paixões mas com a razão. Busque conhecer tudo do mercado onde pretende atuar. Conheça o mercado da sua vizinhança, da sua cidade e da sua região. Conhecer as influências nacionais e internacionais também é de vital importância.
Existe concorrência para este meu novo negócio?
Quais são os pontos fortes e fracos destas empresas que já estão no mercado?
Quais são os pontos que o meu empreendimento terá de diferencial?
Qual o tamanho do investimento?
Tenho todo este dinheiro?
Quem vai emprestar a quantia que falta?
Qual é o risco que vou correr?
Estas são apenas algumas perguntas que entram na fase do planejamento.

Mas lembrando, Planejar é ter um plano depois agir.
Logo você precisará muita energia para esta fase de pesquisa. Depois vem a fase de estudo. Você deverá estudar a fundo como se dirige uma empresa, deverá aprender sobre economia, relacionamentos e gestão entre outros para aí sim ter condições de por em prática todo o planejamento. Aí vem a fase real do empreender!

Um ponto extremamente importante é o aspecto financeiro. Aquelas histórias de pessoas e empresas que começaram literalmente do zero são, quase em sua total maioria, poesia. E no mundo dos negócios pouco se admite erros. Em outras palavras: dinheiro não aguenta desaforo.

Ficamos então combinados: se você pretende abrir um negócio pesquise, estude, tenha objetivo e foco. Aprenda mais sobre empreendedorismo e tente despertar a pessoa de negócios que pode existir dentro de você.
Mas lembre-se:
não há vento favorável para quem não sabe aonde vai.



Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Ano Novo


Enfim foi-se o ano velho e chegou o ano novo. Muito dele se falou, muito dele se esperou.

Para muitas pessoas realmente chegou a esperança de mudança, esperança de novos ares e esperança de renovação. Para outras é só uma sequência, apenas uma mudança de calendário.

Em verdade os dois tipos de raciocínio estão certos. Tem razão que almeja por mudança e também tem razão quem enxerga apenas uma continuidade. A grande diferença está dentro de cada um de nós. Realmente tudo pode ser diferente se você for diferente, tudo pode ter novos ares se você assim o desejar e se você assim agir em prol.

Para qualquer mudança precisamos ser diferentes. Não é fácil sair do comodismo, da zona de conforto e ir em busca do novo, ir em busca do diferente. Mas é preciso sonhar e ter coragem de agir. Seja uma mudança pessoal ou profissional.

Para que sonha, para quem planeja ter um negócio próprio este é um período bem propício. Propício a estudar o ramo pretendido, a participar de feiras e congressos enfim, propício a sentir o mercado. Tudo isto é importante para que não se quebre a cara. Um sonho jamais pode ser tratado apenas com emoção. A razão e a inteligência fazem parte de qualquer negócio, de qualquer empreendimento.

Então passou o Natal e passaram as festas de fim de ano. Para muitos é férias, mas para outros é hora de arregaçar as mangas e começar a correr atrás dos sonhos.
E se você sonha comece a canalizar energias para transformar o seu sonho em realidade, com os pés no chão, as mãos no trabalho e o coração à frente de tudo!
Afinal é Ano Novo e tudo pode ser novo, depende de você!


Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com