sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Abono de Natal


Até o final desta semana praticamente todas as categorias profissionais, com vínculo empregatício, receberão o 13o. Salário.

O 13o. Salário, controverso e polêmico, surgiu em 1962.
Também é chamado de Abono de Natal, Subsídio de Natal ou Gratificação de Natal. Tem direito a ele todo trabalhador com Carteira de Trabalho assinada, seja ele doméstico, rural, urbano ou avulso.

Nos últimos anos uma significativa parcela dos trabalhadores que receberam o Abono de Natal utilizaram a primeira parcela, recebida até o final do mês de novembro, para pagar dívidas anteriores.
E a segunda parcela, esta que chega próxima ao dia 20 de dezembro, para fazer compras.
O volume de dinheiro que alcança o mercado é muito grande e vai, em grande parte, para o comércio; seja através de compras à vista, seja através de entrada para compras parceladas.
Vale ressaltar ainda que entre estas compras se inserem as compras de supermercado com itens e produtos direcionados, via de regra, para a Ceia de Natal.

Nos últimos anos tantos os lojistas, quanto os economistas, Procons e as Entidades de Classe tem procurado levar informações aos clientes no sentido de esclarecê-los quanto às taxas de juros, prazos e, de modo especial, quanto ao endividamento. Movidos pela emoção muitos consumidores se rendem ao clima da data e às facilidades e compram além de suas possibilidades. Como consequência passarão os primeiros meses do ano seguinte bem apertados. Muitas vezes atrasarão alguns pagamentos e se tornarão inadimplentes. O melhor conselho é comprar com moderação, fazer um planejamento e fugir de prazos muito longos.
Lembre-se: quando se compra uma mercadoria com muito prazo para pagar além de pagar a mercadoria paga-se também juros.

Todo o comércio de Uberaba já está funcionando em horário especial graças às negociações entre os Sindicatos  patronal e dos empregados. As lojas estão abertas até à noite, ficarão abertas no próximo sábado e domingo também. Algumas com promoções que sorteará carro e vários outros prêmios, outras com planos especiais de pagamento, outras ainda com um especial e dedicado atendimento. Mas todas, sem exceção, muito dispostas a servir o consumidor, a satisfazer à suas necessidades e vontades.

E eu, enquanto vendedor, torço para que o Papai Noel lá da sua casa esteja cheio de presentes.
E eu, enquanto seu irmão, torço para que o Menino Jesus renasça como esperança e esteja na sua casa e no seu coração.
Feliz Natal!


Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário