Presentes de Natal
Faltando poucos dias para o Natal as lojas já sentem uma significativa melhora no movimento. São clientes indo e vindo, pesquisando e comprando.
Com o aumento constante da empregabilidade e com a melhora salarial, especialmente na Classe C_ esta que abriga mais de 50% da população brasileira_ é natural que os varejistas estejam otimistas. O comércio deve vender cerca de 10% a mais que no ano passado.
Os principais ramos do varejo serão beneficiados porém, além das roupas e calçados que habitualmente tem grande saída, os eletrônicos serão vedetes neste ano. Destaque para os smartphones e tablets além dos jogos e notebooks. Presentes clássicos como joias, relógios, perfumes e os presentes de cunho cultural como os livros também tem seu espaço garantido.
Restaurantes pouco tem vagas seja para as confraternizações seja para a Ceia de Ano Novo. Os supermercados, que sempre registram grandes vendas nos primeiros dias de todos os meses, terão grandes movimentos altos praticamente durante todo o mês de dezembro.
Mas por quê? O quê explica tantas vendas, tantos negócios?
A princípio porque é a celebração de Natal, é a celebração da chegada do Menino Jesus, do Salvador.
E tradicionalmente se consome mais e se presenteia nesta ocasião.
Em segundo lugar porque há mais dinheiro no mercado. As pessoas trabalham mais, ganham mais além do décimo terceiro salário.
E por fim já estamos vivendo férias escolares. Filhos em casa consumindo mais, filhos passeando, se divertindo e viajando. Além dos familiares e amigos que vem passar férias em nossa cidade.
Tudo colabora para que haja mais consumo, maior movimentação comercial e financeira.
Claro que devemos nos ater ao Consumo Consciente e comprar aquilo que precisamos e que podemos pagar. Mas não podemos esquecer que muitos de nós tem uma intenção guardada durante todo o ano de presentear alguém. Pois então chegou a hora.
Mas vale sempre a recomendação: pesquise!
Pesquise preço, qualidade e atendimento porque mais vale um bom atendimento, um tratamento sério e respeitoso do que um falso desconto.
Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário