quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Resiliência


Dias atrás, após um temporal, me perguntaram por que as árvores grandes, que tem estrutura e raízes mais profundas caíram em grande quantidade enquanto as menores e mais jovens apenas balançaram?

De maneira pouco técnica e muito poética respondi que a árvore grande, firme, sólida, de estrutura rígida e com raízes profundas enfrentou o vento. 

Ela não se curvou a ele e numa verdadeira queda de braços onde o vento foi mais forte esta árvore acabou tombando.

Sorte diferente teve a árvore menor sem tanta estrutura, com galhos finos e raízes mais superficiais. Esta árvore balançou o quanto quis o vento, foi para o lado que seu algoz determinou e por fim se manteve viva. Talvez com algum galho quebrado e com muitas folhas caídas mas continuou presa à terra.

No meio empresarial podemos aprender muito com esta lição. Toda empresa quer crescer, se firmar e se solidificar no mercado. Toda empresa quer ganhar porte, ser respeitada e porque não dizer até temida. Mas é extremamente importante que toda empresa, de qualquer tamanho tenha dinamismo, possua jogo de cintura para enfrentar as adversidades do dia a dia; sejam planos econômicos, exigências legais, cenário mundial, turn over e por aí vai. 

Quanto mais forte, quanto mais experiente maior deve ser a capacidade de se adaptar e de se ajustar ao mundo que está em constante e acelerada mudança. Isto se chama resiliência, que é a capacidade de defesa e recuperação perante condições e fatores adversos.

Para tanto é muito importante que o gestor, dono ou gerente, esteja antenado, isto é, atualizado com o que ocorre dentro e fora da empresa. E que ele tenha habilidade suficiente para se afastar das dificuldades e que ele saiba alterar a rota proposta.

Agora, se encontrar a dificuldade for inevitável então que esta empresa tenha resiliência para aguentar a tempestade.

Entendeu Pedro Henrique?

Fúlvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
www.fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário