O pensador e escritor bielo-russo Lev Semenovich Vygotsky afirma na sua obra "Criação e Imaginação" que criatividade é a atividade criadora que faz do homem um ser que se volta para o futuro, erigindo-o e modificando para o seu presente.
Não é inédito o exemplo de empresas que pereceram ao longo dos tempos. Os motivos são vários desde a falta de preparo das novas gerações, passando por conflitos internos, influências externas - especialmente as econômicas - até a atualização de produtos. Um clássico exemplo é o das máquinas de escrever.
Neste mundo de globalização uma grande parte das empresas luta cotidianamente pela sobrevivência. Isto faz com que elas enxerguem pouco e se preocupem demasiadamente com processos e finanças. Sobra pouco tempo e poucas energias para se pensar o "negócio" como um todo. Para se pesquisar não só o quê o concorrente está fazendo mas para entender o quê o cliente o quer.
No Estado de Santa Catarina existe uma fábrica de despertadores. Esta fábrica tem mais de 60 anos e procura sempre se reinventar. Ora, todos temos celulares que possuem várias ferramentas inclusive despertadores. Mesmo que nem todas as pessoas utilizem esta facilidade é inegável que a maioria da população não demanda mais, assim como antes, a necessidade de despertadores. Esta empresa, em vez de reclamar e lutar contra a maré, resolveu surfar noutras ondas: incrementou sua linha de despertadores agregando beleza e tecnolgia; incentivou o uso de despertadores à corda se valendo da onda preservacionista uma vez que estes produtos não utilizam pilhas e por fim aumentou a oferta de relógios de parede.
Em suma, esta empresa resolveu parar de reclamar, parar de olhar apenas para si e se preocupar apenas com a sobrevivência e resolveu olhar longe, resolveu ser criativa e projetar o futuro assumindo riscos e estabelecendo novos modelos para si.
Deixou o lado daquelas empresas que que vivem patinhando e partiu para o alto, para o pódio; se valeu da lição de Vygotsky e resolveu se voltar para o futuro construindo um presente melhor.
Fúlvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
www.fulvioferreirapalestrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário