sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Aniversário de Uberaba


Na próxima segunda-feira será feriado!
Vamos comemorar o Aniversário da cidade de Uberaba.

Nos últimos anos a data do aniversário foi modificada. Há estudiosos e historiadores que defendem que o correto realmente é no dia 02 de março. Outros entendem que a data certa é 22 de fevereiro. E há ainda aqueles que levantam a bandeira do dia 02 de maio.

Mas por que tanta discórdia? Por que tantas datas?
Ora, em linhas gerais, podemos fazer uma analogia:
Que dia você nasceu?
Para efeitos civis esta data é o início.
Mas que dia foi o seu batizado?
Para a sua Igreja esta data foi o início da sua vida religiosa.
E você, se formou?
E este dia, profissionalmente é muito importante?
E o seu casamento?
E assim segue toda uma argumentação.

Uns defendem que o importante é a fundação, o início de tudo. Outros, a vinda para o local aonde estamos atualmente. Há quem entenda que a chegada de um Juiz é uma data marcante; outros a transformação em Vila ou em Cidade por aí vai.

Discussões acadêmicas à parte e elas são importantes mas vamos pensar no hoje, na cidade que vivemos. Na cidade que ajudamos a construir.
Que tanto eu morador, nascido aqui ou não, portador de Título de Cidadania ou não, o quê efetivamente eu tenho feito em prol de Uberaba?
Tenho construído prédios morais onde a história da minha vida ficará escrita?
Tenho sido um cidadão ético, correto e amante desta cidade?
Tenho sido combativo nas mazelas e nos erros que porventura sejam feitos contra esta Terra?

Pois fica a reflexão. Cabe a todos nós a construção de uma cidade melhor. A minha Pátria, a nossa Pátria começa aqui, na cidade que vivemos porque, afinal, Uberaba comemora 195 anos e nós fazemos parte desta História!

Fúlvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
www.fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário