sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Previsões



Dias atrás assisti uma palestra do Economista Maílson da Nóbrega. Dono de uma cabeça muito pensante e também dono de uma grande empresa de consultoria macro econômica ele foi Ministro da Economia entre 1988 e 1990 durante o Governo de ex Presidente José Sarney.

Sua palestra foi muito real e inteligente. Entre as principais opiniões por ele emitidas foi a de que o Brasil continuará no caminho. Questões macro podem afetar a economia, ou não! Porém circunstâncias internacionais também podem afetar, ou não! Em verdade parte da palestra me pareceu com aquelas previsões astrológicas: "para os nascidos sob a regência de Saturno recomenda-se cautela nos negócios, distância do tabaco e moderação no uso do álcool". Ora, esta receita é pertinente aos nascidos em qualquer época e de qualquer ano. Assim como estas previsões acerca da economia.

Em outra parte da sua exposição ele profetizou que poderemos ter um governo que não seja de maioria e se isto ocorrer, claro, o Governo terá que acalmar a oposição com suas armas, e as principais todos sabemos quais são.

Mas se este mesmo Governo não souber conduzir esta política interna a contento correrá sérios riscos de não conseguir aprovar nada e consequentemente fazer nada na gestão do país. Aí a economia poderá sofrer muito.

Mas se houver inferência externa, ou se aqui dentro pacotes e outras situações atrapalharem a economia você já sabe: terá que continuar trabalhando, salvo se o emprego começar com "bol" e terminar com "sa".

Se este não for o seu caso meu amigo, posso lhe assegurar que você deverá trabalhar todos os dias!
Se for assalariado dê o melhor de si para não ser substituído.

Agora, se você for profissional liberal, autônomo ou dono de seu próprio negócio aí a receita é muito suor e fazer de tudo pelo seu cliente e pelo seu negócio porque o sócio majoritário, aquele cujas informações foram passadas pelo Ministro, não abre mão da sua parte e continuará com uma fome leonina.

Então ainda da tempo, faça nada na emoção.
Pense mais que uma ou duas vezes.
Se possível pense mais, pense quatro ou cinco.
Porque, como disse o Ministro, o Brasil continuará nos trilhos mas graças ao seu e ao meu trabalho!

Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
www. fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário