quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Água


Daniel Fabre, empresário estabelecido na Rua Tristão de Castro e que foi presidente da CDL entre 1996 e 1998, tem o hábito de usar a seguinte expressão: "Estamos no mesmo barco!"

No último sábado, por volta de três da tarde, eu voltava para casa quando percebi água correndo na lateral da rua. Poucas casas à frente havia uma jovem senhora lavando a calçada, literalmente fazendo "vassoura hidráulica". Dentro da sua casa, alpendre, garagem e corredor, tudo estava molhado. Prova que ela estava lavando, molhando tudo. Ante ao meu olhar de espanto ela disse: "não está podendo gastar mas como faz, tem um mês que não lavo e a gente tem cachorro". Eu simplesmente disse nada e fechei mais ainda meu semblante.

Aqui não quero levantar nenhum tipo de questionamento ao Codau sobre se houve ou não falta de planejamento, se equipamentos estão sucateados, se os recursos estão escassos ou se estamos passando por uma seca histórica. O fato é que nossas fontes de captação de água estão muito limitadas, muito abaixo do nível mínimo. É imperioso que todos gastemos pouca água, que todos tenhamos moderação e parcimônia no uso deste recurso que é finito e que neste ano em especial tem sofrido muito por conta da seca prolongada.

E segundo previsões as chuvas ainda vão demorar um pouco. Agora permitam-me apenas lembrar um ponto: os agricultores estão de braços cruzados, também esperando as chuvas. Isto significa que o plantio já está atrasado e consequentemente a colheita também o será. E como ficará o abastecimento de alimentos e os preços em 2015?

Chegamos num momento onde ter dinheiro para pagar conta de água não é o mais importante, onde ter caixas de água como grandes reservatórios domésticos também não. É hora de rever conceitos, hábitos e costumes. Portanto, se a água é um bem público e finito cabe a cada um de nós fazer a sua parte e usar a água com equilíbrio e moderação. 
Afinal, todos estamos no mesmo barco!


Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
www.fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário