sexta-feira, 15 de agosto de 2014
Padroeira de Uberaba
Amanhã dia 15 de agosto será comemorado o dia de Nossa Senhora da Abadia que é a Padroeira de Uberaba.
A crença começou a ser fortalecida por volta do Século XIX e a construção da primeira capela com a imagem de Nossa Senhora da Abadia foi iniciativa de Eduardo Formiga que recebeu da Câmara Municipal, em agosto de 1881, a licença para tal.
Nos quinze dias de festa muitas pessoas vão ao Santuário. Pessoas da cidade e da região. Estes romeiros, peregrinos e fiéis fazem com que este evento seja a maior festa religiosa da cidade. Entretanto nos cabe, aqui, destacar outras festas entre elas a de São Judas, a de Nossa Senhora de Aparecida e da Medalha Milagrosa.
Uberaba possui templos católicos maravilhosos, verdadeiras obras primas e que estão, há de algum tempo, merecendo pintura. Nossa cidade também possui uma histórica Igreja Metodista que é um lindo cartão postal bem como o templo vanguardista da 1a. Igreja Presbiteriana no Bairro Fabrício.
No Brasil, o Turismo Religioso movimenta, segundo dados do Ministério do Turismo, cerca de 15 bilhões de reais e milhões de pessoas por ano. Apenas a cidade de Trindade em Goiás, que construiu uma tradição há relativo pouco tempo, recebe cerca de um milhão e meio de visitantes.
Além das igrejas citadas outras se somam e aqui também faço remissão à obra deixada por Chico Xavier. O Memorial está ainda em construção; a Casa do Chico, transformada em Museu, sequer tem sinalização viária completa informando seu endereço.
Ora, o turismo religioso precisa receber mais atenção independentemente da religião.
Ora, os turistas merecem mais dedicação, carinho e respeito!
Encerro deixando como sugestão aos gestores públicos: cuidem das belezas da cidade e cuidem dos turistas.
Isto trará recursos para a cidade, é a famosa indústria sem fumaça que depende de baixos investimentos. Assim sendo, ações assertivas e investimentos voltados à cadeia do turismo farão com que mais pessoas venham visitar nossa cidade, elas aqui se hospedarão, farão compras e, se forem bem tratadas, vão divulgar Uberaba para seus amigos que, com certeza, também virão.
E então a cidade terá muito gás, ao menos no turismo!
Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Belas reflexões.
ResponderExcluir