domingo, 10 de agosto de 2014

Dia dos Pais

Você sabia que no próximo domingo será comemorado o Dia dos Pais?
E você sabia que no próximo sábado o comércio terá horário de atendimento estendido?

A celebração brasileira que homenagea nossos pais surgiu em 1953 por iniciativa de Roberto Marinho. Claro que a intenção é reconhecer os Pais mas traz em seu bojo uma grande oportunidade comercial para as lojas e para os veículos de comunicação.

Neste aspecto os presentes mais procurados serão as confecções: calças, camisas, cuecas e, claro, as meias.
Na sequência os acessórios de couro como bolsas, carteiras, sapatos e cintos. Depois relógios, joias, livros, artigos esportivos e eletrônicos. Gadgets como smartphones, tablets e notebooks  terão muita procura neste ano.

Por conta de um costume até recentemente usual de que poucas mães trabalhavam e consequentemente a maioria delas dispunha de poucos recursos para, em nome dos seus filhos, comprar presentes mais vultosos e caros, os presentes destinados aos pais assumiram ao longo dos tempos caráter de apenas lembrancinhas.

Porém, com o ingresso cada vez maior das mães no Mercado de Trabalho - e também dos filhos - e com a consequente popularização da data "Dia dos Pais" os presentes se tornaram mais caros e as vezes mais sofisticados.

Assim, numa ponta do triângulo estão os clientes cada vez mais exigentes, seletivos e antenados;  noutra ponta a imprensa divulgando a data, divulgando mercadorias e serviços e na terceira ponta estão as lojas. As que mais acreditaram, que se estocaram e que possuem diferencial sobre as demais seguramente irão faturar mais. Vale destacar também a força e a rápida ascensão das vendas do comércio eletrônico, o chamado e-commerce ou simplesmente compras na internet.

As principais entidades ligadas ao comércio estão fazendo projeções de crescimento muito tímido em relação a outros anos. Isto é um inequívoco reconhecimento da frieza comercial que estamos vivendo. Vale lembrar que o comércio é apenas mais um dente dentro da engrenagem chamada Economia que está sem fôlego, doente mesmo em verdade!

Mas então fica a sugestão: procure ir às compras hoje ou amanhã. Mas se deixar para o sábado não haverá problema porque as lojas estarão abertas até mais tarde lhe aguardando para comprar o presente do seu pai, do seu tio que é pai, do seu avô, do seu sogro, do seu irmão, do seu amigo.
Enfim, daquele que é pai e é importante para você!
Contudo, faça do presente apenas um álibe; o mais importante é a visita, o carinho e o tempo de você poderá passar com ele.

A você que é pai e ao meu pai eu digo Feliz Dia dos Pais!



Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário