Consumidor
No próximo sábado dia 15 de março será comemorado o Dia Internacional do Consumidor. Esta data foi criada pela ONU _ Organização das Nações Unidas _ e tem por objetivo proteger os direitos dos consumidores.
O termo "consumidor" tem origem na palavra consumo. Significa aquele que consome, que desfruta, que usa um determinado produto ou serviço. O consumo é a fase final do processo produtivo e encerra o ciclo que começa na produção, distribuição e comercialização.
O consumo pode ser privado, é aquele realizado pelas pessoas, pelas famílias e pelas empresas privadas.
Já consumo público é o consumo dos órgãos públicos e governamentais necessários às suas atividades e inerentes as suas funções; é também, assim como o primeiro, um consumo de bens e serviços.
O consumo no Brasil tem três marcos muito importantes e que ocorreram nos últimos anos. O primeiro é a chegada do Código de Defesa do Consumidor e que marcou o início da regulação oficial das relações entre empresas e consumidores. O segundo está atrelado à estabilidade econômica que proporcionou aumento de ganho de renda da população e como consequência gerou um maior consumo entre outros. O terceiro fator é a popularização da internet e a massificação do comércio eletrônico. E este tipo de comércio determinou de certa forma o envelhecimento do Código de Defesa do Consumidor e a necessidade de revisão uma vez que quando ele foi criado este tipo de comércio praticamente era inexistente.
Hoje muitos produtos que consumimos são de origem exterior. A indústria nacional tem sistematicamente perdido espaço na guerra de preços notadamente com países asiáticos. Eletrônicos e roupas insistem em invadir o país com preços baixos e qualidade questionável. Enquanto isto a indústria segue sufocada com a necessidade de se modernizar constantemente e com o Custo Brasil nas alturas.
Na ponta, no consumo fatores como apresentação, qualidade, preço e atendimento são extremamente importantes. Especialmente o atendimento porque no mundo atual onde vivemos eletronicamente conectados mas socialmente isolados ser bem tratado numa loja é fator decisivo de compra.
Encerro deixando os cumprimentos a todos que somos consumidores e deixando uma reflexão na frase de Moüer a todos que estamos também do lado de dentro do balcão.
"As pesquisas confirmam que a maioria dos consumidores não reclamam da qualidade inferior eles simplesmente mudam de fornecedores".
Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário