quarta-feira, 5 de março de 2014

Carnaval

Dizem que o Brasil só começa a funcionar efetivamente depois do Carnaval. E que neste ano as coisas  serão diferentes, um pouco piores, por conta da Copa do Mundo.

Ontem pela manhã, quarta-feira de Cinzas, eu saí cedo de casa. Antes mesmo das oito horas da manhã com facilidade se via pessoas indo trabalhar. Poucos minutos depois já haviam algumas empresas em pleno funcionamento. Por volta de dez da manhã, na área central da cidade, haviam algumas lojas com portas abertas, pessoas indo e vindo e muitas delas entrando nas agências lotéricas. Ao meio dia várias empresas que ainda não estavam abertas descerraram suas portas. E mais pessoas chegaram ao centro da cidade, várias delas com destino às agências bancárias.

Entre minhas tarefas laborais me deparei com a necessidade de falar em três empresas fora da cidade. E nesta mesma agenda precisava manter contato com quatro empresas locais. Liguei para as sete e tive a mesma resposta: todas fechadas retornando ao expediente normal apenas hoje, quinta-feira.

Confesso que um paradoxo tomou conta. Logo no início da manhã vi várias pessoas indo trabalhar. Já durante a tarde sete empresas fechadas. Me questionei: será que o ditado que afirma que "o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval" está errado uma vez que vi muitas pessoas indo trabalhar? Ou será que o ditado está certo já que várias empresas ainda estavam fechadas por conta da festa de Momo e que nem feriado é?

Nós bem sabemos o quanto temos trabalhado e o quanto temos produzido. Tenho certeza que se depender de você e de mim o BIP de 2014 será muito maior que os pífios 2,3% de 2013. Empresas e trabalhadores fazem a sua parte, a nação precisa caminhar, precisa produzir e gerar riquezas. E que estas riquezas sejam revertidas para o bem da população e não para o bem de alguns que se aproveitam do fato de serem amigos do Rei ou da Rainha, como queiram, e se sentem na condição de fazerem o quê bem querem com o dinheiro, com os Poderes e com o povo.

Porquê para nós, pobres mortais, trabalhadores e empreendedores qualquer ano começa no dia 02 de janeiro com ou sem Copa do Mundo, com ou sem eleições!



Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário