quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Turn over

Sabe quando você vai a uma loja, é atendido uma, duas vezes pela mesma pessoa e quando volta pela terceira vez não mais a encontra, então pergunta por ela e dizem que aquele vendedor saiu da loja?
Esta rotatividade de funcionários numa empresa qualquer é chamada de turn over.

Foi-se o tempo que um empregado ficava anos na mesma empresa. Hoje a permanência do empregado é muito menor e está ligada a fatores como remuneração, plano de cargos e salários e, de modo especial, ao próprio equilíbrio social e psicológico deste trabalhador.

É fato que todos queremos melhorar nossas vidas e isto passa pelo consumo; e onde há consumo há a necessidade de se ter dinheiro. Logo estamos constantemente a procura de empregos com melhores salários. Ainda que nem sempre tenhamos capacitação compatível ou que a própria empresa tenha políticas de motivação.

Mas existe outro ingrediente muito importante que afeta o dia-a-dia de muitas empresas e de modo especial aquelas que possuem até 10 colaboradores que é o desequilíbrio psicológico. O ditado que diz que não se deve levar problemas do trabalho para casa é de mão dupla, isto é, também não se deve trazer problemas de casa para o trabalho. E infelizmente isto ocorre muito mais do que pensamos. É muito comum o trabalhador não se centrar no trabalho por conta de problemas externos que o afetam por dias e até meses. O rendimento cai, os conflitos de relacionamento aumentam e surge a desmotivação. Deste ponto para a demissão é apenas um passo.

Através de trabalho com um profissional de psicologia vários sintomas podem ser detectados porém as empresas menores pouco tem condições de recorrer a esta ajuda. Em muitos casos a própria sensibilidade do gerente ou do gestor pode ser suficiente para oferecer auxílio.

Vale lembrar que a origem de muitos problemas está em futulidades que demonstram que muitas pessoas não possuem maturidade porque se abalam com coisas pequenas como o time estar mal no campeonato, ou o amigo ter comprado um carro novo e por aí vai. Ora, todos temos problemas em casa e no trabalho. Um pouco de firmeza de propósito faz muito bem e ajuda a crescer enquanto pessoa e enquanto profissional.

E quando pessoas e empresas vão bem todos ganham, inclusive os clientes e o próprio mercado porque a rotatividade dos empregados nas empresas diminui, ou seja, baixo turn over.

Então antes de pular de galho em galho com muita facilidade avalie com muita cautela e veja se mudar de emprego trará ganhos não apenas financeiros porque o risco de trocar seis por dúzia é grande e você poderá se tornar uma figurinha batida!


Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário