quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Segredo do Sucesso


Dias atrás me perguntaram sobre o melhor caminho para se tornar um grande vendedor, ou um vendedor de sucesso. Em outras palavras me pediram "o segredo" !

Ora, se é segredo não se deve contar. Aliás segredo fica guardado em cofre, fica escondido e não se partilha.

Mas para se tornar um grande vendedor, um profissional de sucesso existem alguns caminhos, algumas regras. Estradas pelas quais devemos passar com altivez e elegância. Independentemente das dificuldades.

Já que a pergunta falava em "vendedor de sucesso" eu preciso, antes de respondê-la, questionar o quê é sucesso para você? 
É ganhar bem ou é viver feliz?
É ter milhares de reais ou centenas de clientes?
É ter um emprego bom ou ter um lar em harmonia?

Pois bem, vou abrir o cofre. Vou revelar todo o meu "segredo" .  E o meu segredo é que não existe nenhum segredo. Como assim? 
É verdade, não tenho segredo nenhum para apresentar.
Eu apenas vou sugerir, vou aconselhar, vou recomendar.

Se você quiser ser um bom vendedor, um grande vendedor, você precisa saber ouvir e saber falar.
Você precisa conhecer o mercado e conhecer a loja e as mercadorias que vende, precisa conhecer a clientela e seus gostos.

Mas estas sugestões formam a moldura do segredo.
A tela, a pintura, o verdadeiro segredo é consiste em Amar!
Amar o seu ofício, isto é, trabalhar com amor e com carinho. Se dedicar às suas tarefas. 
Em resumo, trabalhe com o coração!
O mercado vai perceber e o seu cliente também vai perceber. 
E quando isto acontecer você saberá direitinho o segredo de ser o "melhor vendedor do mundo".


Fulvio Ferreira 
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário