quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Black Friday



Amanhã será a última sexta-feira do mês de novembro. Dia em que se celebra nos Estados Unidos o Black Friday.

Este termo no Brasil é bem recente e muito pouco conhecido da maioria da população. Na cultura financeira americana a cor vermelha representa aquilo que é negativo e a cor preta representa aquilo que é positivo. Friday é sexta-feira em inglês; então Black Friday podemos entender como "sexta-feira positiva" ou, adaptando para o meio comercial, "sexta-feira de bons negócios".

Black Friday é o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças que ocorre em toda quarta quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos. Após um dia fechado as lojas amanhecem com promoções gigantescas. Promoções de verdade, com descontos realmente compensadores. Nada de enrolação. Porém são vendidas mercadorias que ficaram em estoque ao longo do ano. É neste momento que o comércio americano abre oficialmente o período natalino com as grandes vendas deste dia de liquidação. É uma espécie de limpa estoque para que nas mesmas prateleiras sejam colocadas as mercadorias novas e de lançamento, tudo para o Natal e que não entrará na promoção.

Países como Canadá, Austrália e Reino Unido entre outros tem importado esta idéia. A partir de 2010 esta mesma promoção chegou no Brasil. Em princípio apenas em lojas virtuais, aquelas que se compra pela internet. Hoje, esta prática começa e ser difundida e aos poucos chegará a todas as lojas. Mas é imprescindível que realmente hajam descontos e não maquiagem. Também é importante lembrar que um produto recentemente lançado não será alvo desta promoção. Afinal, milagres só com Deus!

Então fique atento, já tem empresa no Brasil fazendo até a Black Week, uma semana inteira de descontos. Não se iluda com belas propagandas, sempre vale a pena pesquisar para fazer um bom negócio! Seja em qualquer dia e de qualquer cor.



Fúlvio Ferreira
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário