quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Feriados

Amanhã é feriado. Que beleza....!
Na próxima quarta-feira também será feriado. Que beleza!
Todos vamos descansar, passear, curtir, enfim, aproveitar.
Mas ao menos sabemos o motivo destes recessos?

O feriado de amanhã é a comemoração da Proclamação de República. Todos sabem mas vamos lembrar que república é uma forma de governo. O Brasil era colônia de Portugal desde o descobrimento ou invasão, como queiram, até 1822 quando houve a histórica e poética cena do Grito da Independência do Brasil. Seu protagonista foi Dom Pedro I, filho do Rei de Portugal. Na prática pouco mudou.

E assim o Brasil viveu até 1889; 67 anos sob o Regime Monarquista, aquele aonde existe o rei, rainha e toda a família real. E quem proclamou a república foi o Marechal Deodoro da Fonseca. Neste regime existe presidente, deputados e assessores. A república pode ser presidencialista ou parlamentarista; neste existe o Primeiro Ministro.

No segundo feriado num período de apenas 5 dias e o terceiro do mês de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra. Ocorre nesta data porque foi neste dia, segundo a história, que morreu Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil, o Quilombo dos Palmares, localizado nas Alagoas, terra natal do Caçador de Marajás. Isto foi lá no período colonial, isto é, quando o Brasil era colônia de Portugal; lá pelos idos de 1695.

Estas duas datas tem, seguramente, os seus motivos e razões para serem comemoradas da mesma sorte que colecionam críticas.
Não vou versar sobre este ponto, apenas vou lembrar que esta sequência de feriados é muito prejudicial aos sistemas produtivos.
Apenas vou lembrar que a cidade como um todo perde recursos e receitas que migram para outros municípios. Apenas vou lembrar que quanto maior é a produção de lojas, fábricas e empresas rurais por exemplo, maior será o imposto e é este imposto que paga a estrutura da Corte, ou melhor, do sistema administrativo-político e também financia os custos e investimentos municipais.

Com a palavra o Legislativo e o Executivo Municipal!


Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário