quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dia do Comerciante


     Em 1953 o Presidente do Senado Federal João Café Filho, através do Decreto 2458, instituiu o Dia do Comerciante.

     A data escolhida foi 16 de julho porque é uma homenagem à  José da Silva Lisboa, o Visconde de Cayru que nasceu nesta data em 1756 e morreu no Rio de Janeiro em 20 de agosto de 1835. Ele foi economista, historiador, jurista, publicista e político com destacada importância na época da Independência do Brasil.
Sempre apoiou ardorosamente D. João VI e D. Pedro I. Ocupou diversos cargos na administração econômica e política do Brasil; chegou a ser Deputado e Desembargador.  É dele a iniciativa de criar uma aula de economia política além de ter colaborado diretamente na redação dos decretos que abriram os portos do então Brasil Colônia bem como a suspensão da proibição de se manufaturar qualquer produto em solo brasileiro. Suas ações progressistas colaboraram diretamente com o desenvolvimento da Colônia que criou condições favoráveis à independência do país. Pode e deve, portanto, ser considerado como Pai da indústria e do comércio em nosso país.

     Cabe ao comerciante a função de escoar a produção da agricultura e da indústria ao consumidor final. Esta função de varejista é uma grande criadora de postos de trabalho, geradora de empregos e renda e pagadora de impostos, taxas e tributos.

     Dos fenícios passando pelos mascates até os comerciantes de hoje de todos os portes e tamanhos o comércio exerce grande fascínio na criatividade humana como origem no consumismo. Hoje os comerciantes e, em especial, os profissionais de venda se desdobram em usar conhecimentos, tecnologias e informações para atender os anseios dos seus clientes e superar as suas expectativas sempre com o objetivo principal que é o de servir!

     Fica aqui os cumprimentos a todos os comerciantes.
E que todos os gestores públicos e tecnocratas tenham a visão do Visconde de Cayru e os profissionais do varejo o foco do seu cliente que é o principal alvo do comerciante.

Fúlvio Ferreira
Comerciante, palestrante e
consultor em comércio varejista

Nenhum comentário:

Postar um comentário