quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Reconhecimento



O jornalista e escritor Caio Fernando de Abreu, que viveu entre 1948 e 1996, escreveu a célebre frase "quem não é visto não é lembrado".

Pode parecer uma afirmativa tendenciosa para atrair a atenção e investimento das empresas para os meios de comunicação. Toda propaganda, claro, é muito bem vinda especialmente para divulgar e manter acesa e lembrada a sua empresa e a sua marca.

Mas cabe, aqui, falar que o caráter inicial da frase é outro.
Faço uma análise desta frase sob a ótica comercial. Qualquer empresa, qualquer marca precisa construir dia-a-dia a sua reputação. E essa boa fama é alicerçada em investimentos, propaganda e, de modo especial, nas suas ações. O mercado está atento a forma como os seus clientes são tratados, se as leis são respeitadas, se a empresa cumpre o que promete, se é transparente e honesta e se atende com carinho e competência.

A perenidade e a longevidade de qualquer empresa está diretamente ligada a todos estes fatores. E muito mais que os resultados financeiros, o que se constrói de mais importante na vida das empresas é a reputação. Porque só através dela que todos os outros valores e adjetivos são compilados em torno do servir. Servir ao cliente!

Qualquer empresa que assim proceder terá chances gigantescas de obter sucesso. E este sucesso virá através dos seus clientes que vão falar bem e reconhecer todo o conjunto de ações que vão desde o atendimento até a publicidade fazendo valer a frase "quem não é visto não é lembrado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário