Infelizmente ver portas comerciais fechadas e com placas de "Aluga-se" tornou-se comum. E esta realidade ocorre tanto em ruas comerciais quanto em avenidas.
Sem dúvidas isto é sinal de tempos difíceis. Menos massa salarial é igual a menos compras. E como consequência as vendas caem e os custos aumentam em cada loja. E se as empresas não estiverem muito bem estruturadas correm sérios riscos de fechar.
Ontem, todavia, uma coisa me chamou a atenção. No centro da cidade existia um ponto comercial que estava vazio há muitos meses. Naquele local por anos e anos funcionou um serviço notarial. Mas eis que o imóvel foi alugado e uma nova empresa está surgindo ali.
Será que este empresário está alheio ao que se passa no país? Será que ele não está enxergando a realidade?
Ou será que ele tem um Plano de Negócios?
Ou será que ele tem uma empresa bem estruturada, com equipes bem treinadas e que tem foco, objetivo e que cuidam bem do cliente?
Seguramente que sim!
É verdade que estamos passando por tempos difíceis. Mas que esta crise não seja motivo para desistir, muito ao contrário, as dificuldades devem ser incentivo para cuidar da empresa com todo carinho e zelo possíveis. Cuidar dos custos fixos e variáveis; sempre melhorar a aparência da empresa e treinar suas equipes, especialmente as equipes de atendimento e divulgar. Sim, contar para todo mundo que sua loja tem isto, aquilo, que vende assim, assado e que é a melhor por várias razões.
Com outras palavras, cada lojista, cada vendedor precisa mostrar para o cliente as vantagens em comprar na sua empresa. Porque o cliente está mais seletivo mas continua querendo e precisando de produtos e serviços todos os dias.
Então, é arregaçar as mangas e fazer muito mais que um bom trabalho, fazer um excelente trabalho!
Mostrar para o cliente que na sua empresa ele será muitíssimo bem tratado e terá muitas vantagens!
E assim.......... bons negócios!
Fúlvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
www.fulvioferreirapalestrante.blogspot.com
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