Os mais antigos devem se lembrar como os vendedores saudavam os fregueses:
"Pois não!"
Esta expressão infelizmente ainda é utilizada. Ela é extremamente combatida em cursos, palestras e seminários. De modo subliminar significa uma negação. Ou com outras palavras , é como se a mente do cliente entendesse que ali naquela empresa ele não será bem atendido porque quem deveria lhe atender bem já começou mal, começou falando "não".
O mundo mudou.
Há trinta, quarenta anos se formava um vendedor apenas num final de semana de curso, sexta-feira à noite, sábado à tarde e domingo pela manhã. Era o suficiente para este novo vendedor aprender as principais técnicas de vendas e sair deste treinamento uma verdadeira explosão de motivação. Em geral estava pronto para o mercado e com raras e esporádicas atualizações ele seria um vendedor profissional até se aposentar.
Hoje a situação mudou muito. Aquele curso de 10 horas se transformou num treinamento muito maior; as atualizações devem ser anuais onde o profissional precisa ler, participar de novos cursos e assistir palestras frequentemente. Tudo isso porque o mercado mudou e continua mudando. Tudo isso porque o cliente está mais atento, seletivo e exigente.
Ele não quer mais ser chamado de freguês, ele é cliente, amigo, convidado. E como tal quer ser tratado. É simples de entender. Imagine que no próximo sábado você irá receber uma visita importante. Tenho certeza que você e todos da sua casa irão estar bem vestidos, a casa estará limpa e arrumada e os quitutes a serem servidos estarão prontos e você fará questão de ser o melhor anfitrião; vai receber bem, sorrir e ser muito acolhedor e atencioso, afinal ali haverá uma pessoa importante, e mais, na sua casa!
Desta mesma maneira deverá ser o seu atendimento.
O cliente espera ser bem acolhido, espera ser muito bem tratado pois afinal ele é rei. É ele, o cliente, quem paga as nossas contas então fazer o melhor por ele é obrigação!
Ou você também não gosta de ser bem atendido?
Fúlvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
www.fulvioferreirapalestrante.blogspot.com
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