Assisti recentemente a uma cena desagradável. Eu estava dentro de um ônibus, numa viagem interestadual, à noite. Próximo a minha poltrona uma moça assistia um filme com o seu notebook no colo. Em determinado momento a pessoa que estava a sua frente reclinou a sua poltrona, isto foi suficiente para que ela resmungasse e esbravejasse em bom tom sobre a falta de educação de certas pessoas.
Quem estava próximo viu e ouviu o quanto esta moça foi deselegante. A pessoa que estava a sua frente não tinha a mínima ideia que ela estava com seu computador portátil sobre suas pernas e mais, reclinar a poltrona é um direito seu. Naquele momento a passageira foi também desrespeitosa com as pessoas que estavam no entorno.
No mundo empresarial ocorre quase o mesmo.
Todo e qualquer vendedor precisa ter muita polidez e educação. Mesmo que os clientes nem sempre sejam gentis. Quem, no seu ofício, na sua profissão, no exercício da sua função trabalha diretamente com o público, lida com gente, precisa gostar de gente, precisa ser especialista em pessoas.
E mais, deve fazer a sua parte, porque não dizer obrigação, sem esperar que a outra parte também o faça. É como na passagem bíblica, em Mateus: "que a sua mão direita não saiba o que faz a sua mão esquerda.... "
Seja gentil, educado e paciente porque é certo, porque é melhor e não espere dos outros esta mesma reação. Não espere, pelo simples fato de você ser educado, que os outros também o sejam.
Todos estamos num mercado comum e todas as empresas possuem uma fatia; possuem porque a conquistaram e precisam diariamente lutar para mantê-la e, se possível, aumentar esta participação. E fidelidade é característica muito curta, isto é, o cliente é fiel enquanto enquanto é da sua conveniência, enquanto é bem atendido, enquanto o preço o satisfaz e por aí vai.
Então, seja educado, gentil e tolerante. Faça isso pelo próximo, seu cliente, ao menos por obrigação.
Pode ser que você se acostume, se torne sempre educado e então contribuirá, de maneira maiúscula, pela sua evolução e por fazer a sua parte num mundo melhor!
Fúlvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
www.fulvioferreirapalestrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário