Há um antigo ditado que diz que a primeira impressão é a que fica. Se isto realmente for verdade ou ao menos fizer algum sentido todos nós, pessoas ou empresas, precisamos estar muito atentos às nossas apresentações pessoais e estruturais.
Muitas lojas, pensando nisso, investem nas suas vitrines. Usam criatividade, tecnologia e iluminação adequadas. Neste aspecto foi o tempo que as vitrines eram abarrotadas de mercadorias. Hoje o que mais conta é a comunicação eficiente entre a mercadoria e o cliente despertando o interesse e o desejo de comprar. Uma vez estabelecida esta conexão o passo seguinte é o cliente entrar na loja.
E dentro da loja a impressão causada pela vitrine precisa continuar. Toda aquela beleza e elegância deve se traduzir, agora dentro da loja, em bem estar. E o bem estar compreende ser muito bem tratado, muito bem acolhido e ter suas expectativas alcançadas.
Para um profissional vale a mesma regra. Talvez a vitrine seja seu sorriso, seu cabelo bem penteado, batom, óculos limpos, enfim um semblante que traduza saúde. A higiene é fundamental, roupas limpas da mesma sorte.
Após esta apresentação, após esta primeira impressão, um conteúdo útil é esperado. Se comunicar com elegância, usando corretamente a língua pátria, demonstrar discrição e respeito para com todos é obrigação. E no âmbito profissional também, é de vital importância conhecer o seu ofício e desempenhá-lo com a maior competência.
Vale lembrar que quem se preocupa mais com o dinheiro do que com a função, quem se preocupa mais com os horários do que em bem atender será um sério candidato a mediocridade da mesma forma que o profissional que honra sua função, que honra seus clientes e seu local de trabalho instituiu uma perfeita sintonia onde a competência está acima de tudo e a seu lado um reconhecimento profissional e uma ótima remuneração.
Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com
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