Uma das ferramentas comerciais que as lojas possuem é vender parcelado. Em alguns casos sem juros, noutros não.
As propagandas, de modo especial, das grandes empresas são muito bem feitas. Envolvem os consumidores e, em poucos segundos, os convencem da necessidade de comprar. Este poder de convencimento é maior ao finais de semana quando grande parte da população está em casa, mais tranquila, com mais tempo para os meios de comunicação em especial para a televisão. Procure observar a quantidade de comerciais de grandes redes e em todos os canais.
Em todo espaço comercial eles estão lá divulgando seus produtos, lhe convencendo da importância de comprá-los e oferecendo parcelas pequenas em planos quase infindáveis. Se o produto não for bom e se não for bem utilizado é possível que ele estrague antes do carnê terminar.
Como somos brasileiros, como boa parte da população conviveu com altíssimas taxas de inflação até duas décadas atrás e como poucas pessoas receberam uma "educação financeira" é comum decidirmos a compra apenas porque as prestações cabem no orçamento. Em raras situações optamos pela poupança antecipada para depois comprar à vista, eliminando assim todos os juros que estavam embutidos no preço da mercadoria.
Um fator negativo que surge quando efetuamos algumas compras em longos planos de parcelamento é o risco de engessamento das finanças pessoais. Adquirir produtos em 10, 12, 15 pagamentos fazem com que as parcelas se tornem pequenas, porém surge a tentação de comprar mais outro produto e mais outro e outro. Em pouco tempo você terá diversas prestações aparentemente de baixo valor mas que se somadas envolverão grande parte do seu salário. Então sua renda estará comprometida com prestações. Pouco sobrará para compras pequenas, para gastos menores como ir ao um restaurante ou comprar um presente por exemplo. Sem contar que se surgir um imprevisto o risco de atrasar alguma prestação será enorme. E se isto acontecer suas finanças estarão em sério risco de colapso.
Então, cuidado com o excesso de compras. Todos somos compradores e as empresas nos querem sempre especialmente quando temos saúde financeira.
Mas sempre vale lembrar da expressão "o prazo um dia vence e aí você terá que pagar."
Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogpost.com
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