quinta-feira, 12 de junho de 2014

Copa do Mundo

Aquele grande evento que foi marcado anos atrás, que parecia longe chegou. Daqui há pouco, pela segunda vez na história, o Brasil vai inaugurar mais uma Copa do Mundo de Futebol.

A Federação Internacional de Futebol Associado, FIFA, é a instituição internacional que dirige as associações de futsal, futebol de areia ou futebol de praia e futebol associado, o esporte coletivo mais popular do mundo. A FIFA foi fundada em Paris em 21 de maio de 1904 e tem sua sede em Zurique na Suíça. O atual presidente é o suíço Joseph Blatter e o secretário executivo é o francês Jérôme Valcke.

Uma Copa do Mundo, que é realizada a cada quatro anos, atrai milhares de turistas, jogadores e suas comitivas e um enorme número de jornalistas. Este evento mexe com a economia do país visto que existem muitos investimentos, estatais e particulares, além dos estrangeiros que gastam muito dinheiro.

O Governo Brasileiro é o grande anfitrião. Investiu bilhões em obras estruturantes e em estádios. As obras, especialmente as que envolvem o transporte público, não ficaram prontas e os estádios, todos de primeiro mundo, com o padrão FIFA, estão prontos. Uns faltando ainda alguns detalhes, outros com faltas maiores mas todos, indistintamente, com gastos muito superiores ao previsto.

Administrativa e economicamente falando não trocamos seis por meia dúzia, pior, demos alguns passos para trás. O Brasil despejou muito dinheiro em obras que serão subutilizadas. Construiu-se estádios como em Cuiabá e Manaus por exemplo onde os times locais mal chegam à segunda divisão. Ora, o dinheiro foi canalizado para obras que não contemplam a maioria da população e que foram recordistas em superfaturamento e em desvios que alimentaram uma poderosa rede de corrupção.
Será que só queremos circo?
Não senhores governantes, queremos pão, transporte, segurança, educação, saúde e também circo!

Não se iludam, vamos torcer sim, vamos vibrar e até nos empolgar. Mas sabemos que daqui há pouco os turistas se vão e junto com eles a poderosa FIFA que levará na bagagem muito lucro, seguramente recursos tirados dos nossos bolsos, dinheiro que deveria ter ido para as maiores necessidades do povo brasileiro.

Mas agora é tarde!
Vamos continuar sendo brasileiros porém melhorando nossas memórias, ao menos até as eleições!


Fulvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário