Ações simples como rotular uma garrafa de café a etiqueta "com açúcar" e "sem açúcar" surgiram do nada?
Será que houve estudo, será que houve ambiente criativo?
Diz um adágio popular que a "necessidade faz o sapo pular". Então alguém intolerante ao café amargo teria criado a tal história das etiquetas?
Ou mesmo um diabético teve esta ideia?
Quando criança me lembro da minha avó Conceição limpando seu tacho de cobre usando limão.
Achava muito engraçado mas funcionava.
Tempos depois, no Terceiro Colegial _ hoje Terceiro Ano do Ensino Médio _ aprendi cientificamente que componentes do limão reagem com o cobre deixando-o limpo.
Minha avó nunca frequentou uma escola mas sabia disto.
Ou seja, a sabedoria popular é muito criativa.
Ela vive em ambientes muitas vezes simples, de cultura limitada porém rico em necessidades altamente práticas.
Quando estamos no campo acadêmico e conceitual aprendemos que "criatividade é considerada uma capacidade humana de grande valor universal, tudo indica que nesta competência reside a memória 'RAM' biológica para o impulso da evolução humana."
Segundo o pensador Sanchez, "a criatividade é uma sublime dimensão da condição humana".
É entretanto na capacidade criativa, que existe a chave da evolução da humanidade.
Logo concluímos que a criatividade é o motor da evolução. Quando somos criativos, quando exercitamos a criatividade estamos criando fatos, ações e objetos que levarão a uma vida melhor seja sob qualquer aspecto.
A criatividade é a união de esforço com imaginação.
A criação do Velcro é uma belo exemplo.
Cito o autor brasileiro Roberto Shinyashik em seu livro "Problemas, oba!" onde ele demonstra que é exatamente no ambiente de dificuldade que as pessoas sentem a necessidade de criar algo que seja melhor ou que os façam se sentir melhores.
Seja numa empresa, na escola e ou qualquer situação da vida é sempre muito importante ser criativo.
Somente através da criatividade é que conseguiremos sair do lugar aonde estamos e caminhar no rumo da evolução.
Então, não se acomode.
Olhe, analise e use sua mente. E crie!
Crie algum objeto ou procedimento que possa melhorar sua vida, sua empresa e que vá auxiliar de alguma maneira a vida de outras pessoas.
Ou você acha que cabeça é só enfeite?
Fúlvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
www.fulviofeerreirapalestrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário