domingo, 26 de abril de 2015

Sempre Alerta!



No dia 23 de abril é comemorado o Dia dos Escoteiros. 

Alguns conhecem os Escoteiros como aqueles meninos que andam de calças curtas, outros remetem às boas ações que diariamente eles devem praticar.

O Escotismo foi fundado na Inglaterra em 1907 por Baden Powell. No Brasil chegou em 1910 e hoje está presente em quase todos os países do mundo.
Todo escoteiro está submetido a um código de honra chamado de Lei e Promessa. Talvez esteja aí a razão pela qual o Escotismo sobreviveu a todas as guerras no mundo. O Escoteiro tem como lema estar "Sempre Alerta" e o servir, o "praticar diariamente uma boa ação" é sua meta!

No dia 23 de abril também é comemorado o Dia de São Jorge. Em verdade São Jorge é o padroeiro dos Escoteiros por ter sido, segundo sua história, um grande soldado de cavalaria e conhecido por sua bravura, garra e determinação.

No mundo dos negócios todos devemos ser um pouco "escoteiros". Precisamos nos lembrar do código, do código de ética que deve nortear todo empresário levando-o a ser leal e honrado.
Cada vendedor deve ser transparente, falar a verdade, isto é, ter só uma palavra e sua honra valer mais que sua própria vida. 
Devemos ser corteses e respeitar o próximo, inclusive o bem alheio.

Por fim, neste meio business, precisamos, até por conta de sobrevivência, sermos bravos, valentes e guerreiros como foi São Jorge. Mas sem nunca esquecer dos princípios morais.

A história do Escotismo tem muito a ensinar a todos nós, estejamos em qualquer função ou ofício.
Precisamos sempre nos lembrar que devemos estar prontos para ajudar o próximo e isto significa servir, 
e servir deve ser da melhor maneira possível.

Somente consegue ser bom naquilo que faz,
somente consegue ser transparente e ético
aquele profissional que mostra comprometimento, 
que mostra transparência e ética estando 
Sempre Alerta para servir!


Fúlvio Ferreira
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
www.fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Roupa de Festa



Na última sexta-feira fiquei mais de meia hora esperando minha esposa terminar de aprontar para ir a uma festa. Ela queria ir muito bem arrumada e maquiada, afinal era uma festa.

Todos os dias milhares de vendedores também vão a festas. Infelizmente poucos se aprontam, poucos se arrumam adequadamente conforme o evento exige.

Esta "festa" a que me refiro é o dia a dia das lojas.
Imaginem a festa de uma debutante de 15 anos:
o salão arrumado, as mesas organizadas, o bifê preparado, a decoração, enfim, tudo pronto para a chegada dos convidados e o grande momento da chegada da aniversariante. A loja, ou o salão de festas, também precisa estar limpo e organizado todos os dias para esperar os convidados que são os clientes. Em verdade os clientes querem e merecem ter uma recepção à altura onde tudo esteja preparado para eles, onde tudo seja para eles e que a equipe da festa, nós os vendedores, estejamos bem vestidos e prontos para oferecer-lhes a melhor experiência possível.

Outro ponto extremamente importante é a postura do vendedor. Ele deve ser cortês, gentil, educado e profundo entendedor do assunto. Deve conhecer a mercadoria, o mercado e as necessidades e vontades do cliente. E ainda deve gostar de gente, ser especialista em pessoas.

Quando tudo está em ordem, quando o preparo intelectual e social se encontra com a estrutura então festa será de gala. Haverá espetáculo e todos os convidados sairão felizes e comentando positivamente. Aí surgirá a fidelização.

Então meu amigo e colega vendedor, atendente ou prestador de serviço, antes de sair de casa se prepare de corpo e alma para ir a uma festa.
Uma festa de atendimento e de vendas onde o show será seu, porque no final das contas o convidado vai te aplaudir e ficar seu fã!


Fúlvio Ferreira 
Comerciante, Palestrante e consultor em comércio varejista.
www.fulvioferreirapalestrante.blogspot.com

segunda-feira, 13 de abril de 2015

CRIATIVIDADE


Ações simples como rotular uma garrafa de café a etiqueta "com açúcar" e "sem açúcar" surgiram do nada?
Será que houve estudo, será que houve ambiente criativo?
Diz um adágio popular que a "necessidade faz o sapo pular". Então alguém intolerante ao café amargo teria criado a tal história das etiquetas?
Ou mesmo um diabético teve esta ideia?

Quando criança me lembro da minha avó Conceição limpando seu tacho de cobre usando limão.
Achava muito engraçado mas funcionava.
Tempos depois, no Terceiro Colegial _ hoje Terceiro Ano do Ensino Médio _ aprendi cientificamente que componentes do limão reagem com o cobre deixando-o limpo.
Minha avó nunca frequentou uma escola mas sabia disto.
Ou seja, a sabedoria popular é muito criativa.
Ela vive em ambientes muitas vezes simples, de cultura limitada porém rico em necessidades altamente práticas.

Quando estamos no campo acadêmico e conceitual aprendemos que "criatividade é considerada uma capacidade humana de grande valor universal, tudo indica que nesta competência reside a memória 'RAM' biológica para o impulso da evolução humana." 
Segundo o pensador Sanchez, "a criatividade é uma sublime dimensão da condição humana".
É entretanto na capacidade criativa, que existe a chave da evolução da humanidade. 
Logo concluímos que a criatividade é o motor da evolução. Quando somos criativos, quando exercitamos a criatividade estamos criando fatos, ações e objetos que levarão a uma vida melhor seja sob qualquer aspecto.

A criatividade é a união de esforço com imaginação.
A criação do Velcro é uma belo exemplo.

Cito o autor brasileiro Roberto Shinyashik em seu livro "Problemas, oba!" onde ele demonstra que é exatamente no ambiente de dificuldade que as pessoas sentem a necessidade de criar algo que seja melhor ou que os façam se sentir melhores. 

Seja numa empresa, na escola e ou qualquer situação da vida é sempre muito importante ser criativo.
Somente através da criatividade é que conseguiremos sair do lugar aonde estamos e caminhar no rumo da evolução.

Então, não se acomode.
Olhe, analise e use sua mente. E crie! 
Crie algum objeto ou procedimento que possa melhorar sua vida, sua empresa e que vá auxiliar de alguma maneira a vida de outras pessoas.
Ou você acha que cabeça é só enfeite?

Fúlvio Ferreira 
Comerciante, palestrante e consultor em comércio varejista.
www.fulviofeerreirapalestrante.blogspot.com